quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Criando e postando uma apresentação de slides no Google Drive

Na nossa quinta aula, redimensionamos as fotos e criamos uma apresentação utilizando o Google Drive.
A seguir, você encontra o roteiro passo a passo de como criar a apresentação:


- Entre no Google Drive. O Google atualizou sua página. Agora para localizar o Drive, clique no ícone com quadradinhos no canto superior direito da tela, como é mostrado abaixo:

- Abrirá uma janela com as opções das ferramentas do Google. Clique em [Drive].
- Coloque seu e-mail e senha do Gmail. Aqui não precisa ser o e-mail que foi criado
para o blog. Pode ser qualquer e-mail que você tenha do Gmail.

- No lado esquerdo, clique em [Criar] (ícone em vermelho).
- Abrirá uma lista. Clique em [Apresentação].
- Abrirá a apresentação de slides, muito parecida com o Power Point (Office) ou o Impress (BR Office ou Libre Office).
- A primeira ação é escolher um modelo de fundo para sua apresentação. Escolha um e clique OK.
- O primeiro slide é a capa de sua apresentação. 
- Clique sobre [Clique para adicionar título] e escreva um nome para sua apresentação.
- Clique no sinal de mais (+) do lado esquerdo da tela que está logo abaixo da palavra [Arquivo] para inserir novo slide.

OBS 1: Se quiser escolher o layout do slide antes de inseri-lo, ao lado do sinal de +,
existe uma setinha. Clique nela e escolha o layout do próximo slide.
 

OBS 2: Se quiser mudar o layout do slide já inserido, clique em [Layout] na [Barra de
ferramentas]. Escolha uma das opções e clique sobre ela.

- Para inserir a imagem que foi redimensionada, clique [Inserir / Imagem].
- Abrirá uma página. Do lado esquerdo está escrito em vermelho [Upload].
- No meio da página clique na faixa azul onde está escrito [Escolha uma imagem para fazer o upload]
- Localize a pasta onde estão as fotos que deseja inserir no slide. Clique sobre a foto. Espere fazer o upload.
- Aumente ou diminua a foto como desejar. Você pode escrever sobre a foto clicando na caixa de texto. Formate o texto utilizando os comandos da barra de formatação, como mostra a figura a seguir:

- Para inserir novo slide, clique no sinal de mais (+) do lado esquerdo da tela que está logo abaixo da palavra [Arquivo]
- No alto de sua tela, está escrito [Apresentação sem título]. Clique sobre o texto.
- Abrirá uma janela. Dê um nome para sua apresentação. Clique OK

- Se quiser rotacionar sua imagem, clique sobre ela. A imagem ficará selecionada.
- No lado superior da imagem você verá uma “bolinha”. Clique sobre ela, segure o botão esquerdo do mouse e gire até a posição que desejar.




- Não é necessário salvar seu trabalho. O Google Drive salva automaticamente.
 


Como postar a apresentação do Google Drive no Blog


Aqui está o roteiro de como postar no blog a apresentação que foi elaborada utilizando o Google Drive.
A seguir, você encontra o roteiro passo a passo de como postar a apresentação:

- Depois de criada a apresentação de slides no Google Drive, vamos postá-la no seu blog. Primeiro abra sua apresentação.
- Entre no Google Drive – Relembrando: Abra em seu navegador a página do Google. 
- Clique nos quadradinhos do lado superior direito da tela.Localize o [Drive]. 
- Clique sobre ele.Se solicitar, insira seu e-mail (gmail) e sua senha. 
- Localize sua apresentação. Clique sobre ela.Com a apresentação aberta, clique [Arquivo / Publicar na Web]. 
- Abrirá uma janela. Clique em [Começar a publicar].

- Em [Tem certeza de que deseja publicar este documento?] Clique OK.
- Abrirá a janela abaixo: 

- Abra o [Blogger]. Relembrando: Abra em seu navegador a página do Google. Clique nos quadradinhos do lado superior direito da tela.
- Localize o [Blogger]. Clique sobre ele.
- Clique no [lápis laranja] ao lado do nome de seu blog para abrir uma nova postagem.
OBS-1: Se já estiver com o blogger aberto, clique no lápis no canto superior esquerdo da tela.
Dê um título para a sua postagem, escrevendo em [Postagem].
Se desejar, escreva um pequeno texto sobre sua apresentação. (Não esqueça de formatar o texto).
Clique na aba [HTML]. Na folha, cole o código que copiou no [Google Drive].
OBS-2: O código é copiado na página HTML, pois ele é escrito na linguagem HTML e só é identificado se estiver na página certa. Se for colado na página [Escrever], o blogger não identifica como código e sim como texto.

- Clique [Publicar]. Clique [Visualizar blog] para ver como ficou.
 

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